Jacinto Veloso, um dos nomes indicados pelo presidente da República, e André Majibire, nomeado pelo líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), afirmaram à saída da reunião que só a partir de segunda-feira começarão a tratar do conteúdo da agenda preparatória do encontro ao mais alto nível entre as partes para trazer a paz de novo ao país.

"Foi uma reunião preliminar, de troca de ideias sobre os assuntos a tratar no quadro da preparação do encontro, que esperamos aconteça brevemente, entre o presidente da República e o presidente da Renamo, para encontrar uma solução para a paz e reconciliação nacional", declarou Jacinto Veloso, assegurando que as conversações de hoje decorreram num "ambiente muito cordial".

Já para André Majibire, esta primeira ronda serviu para "fazer uma abordagem sobre a metodologia de trabalho" das sessões de diálogo seguintes, nas quais se espera alcançar uma agenda e os termos de referência para o encontro entre o chefe de Estado, Filipe Nyusi, e o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.

"Temos um mandato, que é para preparar a agenda e os termos de referência para enviarmos ao mais alto nível, razão pela qual dissemos que tivemos um encontro preparatório", assinalou o representante da Renamo.

O governo e a Renamo retomaram o diálogo sobre o fim da crise política e militar no país, após vários meses de paralisação das negociações, depois de o partido de oposição se ter retirado do processo, alegando falta de progressos e de seriedade por parte do executivo.

O principal partido da oposição recusa-se a aceitar os resultados das eleições gerais de 2014, ameaçando governar em seis províncias onde reivindica vitória no escrutínio.