Das 13 novas unidades de restauração que o grupo Ibersol projecta inaugurar em 2016, em Portugal e Angola, duas ou três serão no nosso país, indica o plano de expansão da empresa.

Através de um comunicado em que apresenta o relatório e contas referente à actividade do primeiro trimestre do ano, a Ibersol - que gere, entre outras, unidades KFC, Pizza Hut e Burger King - não esclareceu quais as marcas abrangidas nesse alargamento.

A omissão deixa em aberto a possibilidade de inauguração do primeiro Burguer King em Angola, ainda que o grupo reconheça que os encargos da presença no país subiram.

Segundo o comunicado do grupo, a categoria "outros custos operacionais" sofreu um aumento de cerca de 1,2 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, em parte devido às "diferenças de câmbio no montante de 505 mil euros, registadas na subsidiária angolana, por desvalorização do Kwanza face às moedas estrangeiras".

Apesar de referir que "a escassez de moeda estrangeira em Angola e a desvalorização do Kwanza é um risco a considerar", o grupo considera que "o financiamento da filial angolana em moeda estrangeira, no montante de 1,875 milhão de dólares, não apresenta grande exposição em função do reduzido montante".

O Ibersol esclarece que "os restantes financiamentos contraídos pelas filiais angolanas estão denominados na moeda local, a mesma em que são gerados os proveitos".