Com início previsto em Junho, a iniciativa do Executivo de Kigali resulta de uma parceria entre a GAVI - Aliança Global para as Vacinas e Imunização - a empresa de entregas UPS e a companhia de robótica Zipline.

Criado para proporcionar melhores cuidados de saúde às populações das áreas mais remotas do Ruanda, o projecto inicia com uma remessa de bolsas de sangue, destinada a 21 unidades do oeste do país, sobretudo maternidades.

A opção explica-se pelos indicadores de mortalidade: uma das principais causas de morte materna são as hemorragias durante e pós-parto.

Cumprida a primeira etapa do programa, centrada no fornecimento dos bancos de sangue, segue-se o transporte de vacinas contra a raiva, doença que sem a devida imunização pode ser fatal.

Tendo em conta que nestas situações o tempo de resposta é fundamental, o Ministério da Saúde do Ruanda vai disponibilizar uma linha telefónica para que a população possa alertar os serviços logo após a mordedura, activando-se a intervenção da unidade de saúde mais próxima.

Em função dos resultados deste projecto-piloto, as autoridades ruandenses prevêem alargar as operações à distribuição de tratamentos contra a Sida, malária e tuberculose.

A nova tecnologia permitirá realizar até 150 entregas por dia, ainda que o peso de cada remessa não possa exceder um quilograma e meio.

Se tudo correr conforme planeado, o programa avançará em pleno no mês de Agosto, podendo, depois, ser replicado noutros países apoiados pela GAVI.