"O combate ao contrabando de combustível vai continuar no sentido de reduzirmos, ao máximo, o fenómeno que delapida a economia nacional", disse o responsável, citado pelo Jornal de Angola.

Segundo Afonso Mbiavanga, que chefia o Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Soyo, a operação desenvolve-se no âmbito de um plano de combate ao contrabando de combustível na província do Zaire.

O subinspector informou ainda que o combustível tem sido contrabandeado por cidadãos da RDC, em conluio com nacionais, sendo posteriormente comercializado nos postos de abastecimento.

"Os proprietários adquirem o produto, que carregam nas embarcações artesanais, e avançam para a RDC. Lá, eles aguardam pela chegada do produto, transportado apenas pelo tripulante, descreve o oficial, antecipando ajustes nas operações, porque "[o infractor] quando detecta a aproximação das forças policiais e de defesa e segurança, atira-se à água e desaparece".

Para travar esta prática as autoridades prometem "aplicar medidas de acompanhamento, a partir da aquisição do combustível nos postos de abastecimento", garantindo assim o "flagrante delito", avança o chefe do SIC, esclarecendo que "a Polícia não pode actuar nos postos de abastecimento, porque a venda é livre e as quantidades não são limitadas".

Afonso Mbiavanga informou ainda que o combustível apreendido vai ser entregue à direcção local da Sonangol, que o vai submeter a uma análise laboratorial. "Caso esteja ainda em condições de ser utilizado, vai ser vendido e o dinheiro depositado na conta do Estado angolano".