Obiang, de 74 anos, confirma este novo Governo em que o seu irmão, Antonio Mba Nguema, deixa o ministério da Defesa para ser o ministro de Estado para a Presidência da República para a Segurança Presidencial após a reeleição do Presidente, que ocorreu em Abril passado.

No poder há 37 anos, o Presidente confirmou o seu filho Gabriel Mbega Obiang Lima como ministro das Minas e Hidrocarbonetos e o seu sobrinho Baltasar Engonga como ministro de Estado da Presidência da República para a Integração Regional, cargo que já ocupava no anterior Governo.

Vários ministros foram mantidos nos seus cargos, tais como o dos Negócios Estrangeiros, da Segurança Nacional, da Justiça, da Educação e Ciência, da Pesca, dos Transportes, das Informações, das Finanças, das Florestas, dos Assuntos Sociais.

Três mulheres estarão à frente dos ministérios da Justiça, Culto e Instituições Penitenciárias, Assuntos Sociais e Igualdade de Género, e Cultura e Promoção do Artesanal.

Obiang nomeou Tomás Mecheba Fernández Galilea, do Partido Socialista da Guiné Equatorial (PSGE), como ministro de Estado do Turismo, ao suprimir a pasta da Prevenção e Luta contra a Sida/VIH e DST, cargo que Galilea ocupava no Governo anterior.

Alfredo Mitogo Mitogo Ada, da União Popular (UP), foi substituído no ministério do Comércio por Antonio Pedro Olivera Boropu.

O ministério da Indústria e Energia e o ministério das Telecomunicações e Novas Tecnologias foram criados recentemente e serão comandados por Eugénio Ndong Edu e Maximiliano Meko Aveme, respectivamente.

Na quarta-feira, Obiang nomeou Francisco Pascual Obama Asue como primeiro-ministro, que ficara encarregado da coordenação administrativa, substituindo Vicente Ehate Tomi, que vai ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho da República.

Clemente Engonga Nguema Ongueme foi nomeado primeiro vice-primeiro-ministro do Governo, encarregado da política, administração interna e corporações e Ángel Mesie Mibuy foi nomeado para segundo vice-primeiro-ministro do Governo, encarregado das relações com o parlamento e assuntos jurídicos.

Obiang também confirmou Alfonso Nsue Mokuy, do partido Convenção Liberal Democrática (CLD), como o terceiro vice-primeiro-ministro, encarregado dos Direitos Humanos.

A Guiné Equatorial faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2014.