Em causa está um despacho assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, com data de 24 de Junho, aprovando o relatório final elaborado pela comissão de avaliação e o contrato de concessão de serviços de gestão integrada de resíduos sólidos de Luanda.

O documento autoriza o Governo Provincial de Luanda a contratar o consórcio formado pela Vista Waste e pela Suma, por 63.741.176 dólares anuais.

A operadora de limpeza Vista Waste começou a colocar contentores no município de Belas, área sob sua responsabilidade, no novo modelo de saneamento da capital, a 15 de Maio.

Segundo adiantou na altura o director da operadora, Álvaro Gil, mais de 300 trabalhadores vão garantir os serviços de varredura manual e mecanizada, a lavagem mecanizada e manual de ruas, o corte de ervas nos passeios, limpeza de praias e a recolha diária de resíduos sólidos.

O responsável referiu que a recolha de lixo será feita através de contentores ou nalgumas zonas residenciais através de sacos, no método recolha porta a porta.

Álvaro Gil acrescentou que todas as vias principais e de normal utilização pelas populações, dentro dos bairros, a cidade do Kilamba passará a ter contentores e a recolha será diária, e em algumas zonas noturnas também.