A informação consta de 15 despachos presidenciais com data de 14 de Junho, aprovando as respectivas propostas de adjudicação das empreitadas a empresas chinesas, mas prevendo a subcontratação de algumas empresas angolanas.

Até ao momento, as 69 empreitadas adjudicadas pelo Governo a empresas chinesas, no âmbito da LCC, ascendem já a mais de 3.791 milhões de dólares.

Os concursos, lê-se nos documentos, foram limitados "por prévia qualificação" das empresas, no âmbito desta linha de financiamento.

Só a construção do novo sistema de abastecimento de água da Cidade de Cabinda - Lote 1, adjudicada à empresa China Railway 20TH Construction Bureau (CR20), vai custar quase 120,2 milhões de dólares, enquanto o Lote 2 da mesma empreitada, adjudicada à empresa China Railway (International) Construction custará 88,8 milhões de dólares.

Ainda neste último lote de 15 novas empreitadas conta-se a reabilitação da estrada Xinge/Lubalo, na província da Lunda Sul, a ser adjudicada à empresa China National Machinery Industry Corporation Group (SINOMACH), por 59,4 milhões de dólares, ou das estradas nacionais 110/280, entre Caconda/Chicomba/Desvio de Quipungo, e entre Caconda/Rio Ngalo, na província da Huíla, a realizar pela China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) por 58,8 milhões de dólares.