A capital namibiana, Windhoek, é a cidade mais atingida do país vizinho pela crise em Angola, porque, como conta o The Namibian, as zonas centrais e mais caras da cidade foram ocupadas por angolanos que rapidamente ganharam fama de pagar "qualquer preço" para terem uma casa nestas áreas. Mas, entretanto...

Com a crise em Angola, provocada pela quebra abrupta do preço do petróleo, o dinheiro deixou de escorrer para Sul como até então e, primeiro nas lojas e centros comerciais, e, depois, no imobiliário, os angolanos deixaram de ser aqueles vizinhos do Norte de bolsos cheios que pagavam o que se lhes pedisse por um apartamento, por uma vivenda ou por um par de calças de boas marcas...

Hoje, alguns dos sítios mais "in" de Windhoek estão às moscas. Por duas razões: a primeira é porque os angolanos foram embora; e a segunda é porque esses mesmos angolanos engordaram artificialmente os preços do imobiliário dessas áreas, não havendo agora quem as ocupe.

"Muitos angolanos que vivem ou viveram na Namíbia pagaram rendas muito altas ao longo dos últimos anos enquanto o seu país nadava em dólares norte-americanos que, quando convertidos para dólares namibianos, fazia parecer que as rendas locais eram insignificantes", reporta assim o jornal namibiano.

Dorato Park, Windhoek West ou Hochland Park são locais bem conhecidos dos angolanos. Foi para lá que correram todos aqueles que, no tempo das vacas gordas, especialmente estudantes, optaram por viver na Namíbia.

Mas, entretanto... rebentou a crise. E a maioria voltou a Luanda, mas também a outras cidades angolanas, que, ainda, não dispõem da qualidade de vida da capital namibiana.... E os mais afortunados mudaram-se para locais mais baratos de Windhoek.

Katutura, uma zona pobre e sem "glamour" de Windhoek, passou a ser, agora, também muito conhecida entre os angolanos.

Mas não há só uma forma de olhar para este problema, esta contaminação da Namíbia pela crise angolana.

Durante os últimos anos, os angolanos foram apontados pelos locais como os responsáveis pela inflação no preço das rendas de Windhoek, mas também de outras urbes... agora, são os mesmos namibianos que lamentam a saída dos angolanos... ou melhor, dos seus dólares norte-americanos.

Uma agente imobiliária ouvida pelo The Namibian, Esther Nicodemos, retrata assim a situação: "O sector imobiliário está a sentir fortemente o impacto da crise angolana. Muitos dos clientes eram angolanos. Desde há algum tempo que tem sido muito duro".

Há ainda relatos de angolanos que compraram casas no país vizinho e que agora estão a arrendar esses imóveis, cobrando as rendas em kwanzas como única forma de conseguirem receber as rendas, naturalmente de angolanos, na maior parte dos casos, estudantes cujos pais não estão a conseguir enviar divisas.

Mas de que preços estamos a falar? Um apartamento com duas assoalhadas, um T2, em West Windhoek (na foto), foi alugado à volta de sete mil dólares namibianos, o equivalente a 505 USD. Uma pequena fortuna na Namíbia, uma pechincha para os angolanos... antes da crise!

Antes da chegada dos dólares "angolanos", estes preços andavam por cerca de metade, por vezes ainda menos. Mas a verdade é que já nem esses 500 dólares norte-americanos os angolanos estão a conseguir pagar e, como relata o jornal da capital namibiana, muitos estão mesmo a rumar a norte.