O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, mandou prender os atletas que representaram o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por não terem conseguido uma única medalha, afirmando que o lugar desses "ratos" é na prisão.

Apesar de a ordem ter sido dada directamente à Procuradoria Geral da República, alguns dos 31 atletas zimbabueanos que participaram no Rio2016, contactados por jornais africanos e europeus, garantem que, três dias depois de terem regressado ao país, ainda não foram detidos nem molestados pelas autoridades.

Revelando uma forte indignação pelo fraco desempenho dos atletas, Robert Mugabe, de 92 anos, o mais idoso dos presidentes no activo em todo o mundo, chamou-lhes ratos, ou ratazanas, dependendo dos vários media que divulgaram esta inaudita determinação presidencial, e lamentou o dinheiro que o país gastou com eles.

O Presidente zimbabueano justificou a ordem de prisão com a ideia peregrina que sugere que se os atletas não estão disponíveis para o sacrifício mínimo de conquistar "pelo menos uma medalha de bronze", então mais valia estarem quietos e ficado em casa, poupando o dinheiro do Estado.

"Nós não precisávamos de pessoas que apenas queriam ir para o Brasil cantar o nosso hino nacional e içar a bandeira. Se fosse apenas para isso, teríamos enviado algumas das belas raparigas e rapazes bonitos da Universidade do Zimbabué para nos representar", disse Mugabe, sem que tenha sido possível ao Novo Jornal Online averiguar se se trata de uma frase humorística ou um pensamento robusto do Presidente Mugabe.

"Mais valia construir escolas", defendeu.

Uma das atletas contactadas pelos jornalistas após a ordem de prisão fora da lei emitida por Robert Mugabe foi a nadadora Kirsty Coventry, campeã olímpica em 2004 e 2008, que garantiu ao jornal francês Le Figaro ter regressado bem ao país e sem incidentes.

Na ordem de prisão, relatada por diversos órgãos de comunicação social, não estava incluída a sentença na globalidade, não se sabendo, por isso, qual a pena, se de prisão efectiva ou suspensa, nem de quanto tempo.