De acordo com o documento, assinado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, com data de 23 de Agosto e que concede uma garantia soberana à operação, trata-se de um "empréstimo intercalar" concedido pela Boeing Capital Corporation (BCC), justificado pela "necessidade" da "pontualidade da entrega por parte do fabricante, prevista para Agosto deste ano".

Trata-se de um empréstimo intercalar, tendo em conta o financiamento previsto pelo Exim Bank (banco de fomento das exportações norte-americanas) para esta aquisição, mas que ainda não estará disponível.

A entrega desta aeronave pela norte-americana Boeing, a última de uma encomenda de três, chegou a ser anunciada para Junho passado pelo administrador da companhia aérea angolana. Desde então, a TAAG tem vindo a cortar várias ligações menos lucrativas, de forma a reduzir os prejuízos.

Em declarações à Lusa em maio último, durante o voo de demonstração do Boeing 777-300 ER "Iona" - o segundo desta encomenda -, Peter Hill, presidente do conselho de administração da companhia aérea estatal, garantiu o objectivo de reforçar as rotas para Portugal, as mais lucrativas da empresa.

O contrato para a aquisição das três aeronaves do género foi assinado entre a TAAG e a Boeing a 27 de Março de 2012, tendo a primeira destas entrado ao serviço em 2014.

A terceira, explicou então Peter Hill, deveria ter chegado a Luanda no mês de Junho passado, depois de concluído o processo de financiamento, para garantir as ligações de Angola para a América do Sul a partir de Julho, o que não se concretizou até ao momento.

Estas aeronaves têm capacidade para transportar 225 passageiros em classe económica, 56 em executiva e 12 em primeira classe, possibilitando o acesso a telemóvel e internet a bordo.

A TAAG, empresa pública, foi autorizada anteriormente a contrair um empréstimo de 261,6 milhões de dólares para adquirir estes dois aviões Boeing 777-300ER.

Com a chegada da terceira aeronave, a companhia passará a operar com oito 777 da construtora norte-americana.