O ministro do Interior é agora o único habilitado a proclamar legalmente na televisão esses resultados oficiais provisórios do escrutínio de sábado, a partir da sede da Cénap, numa comunicação ao país que deverá ser feita em breve.

Os membros da Comissão Eleitoral pronunciaram-se por voto secreto sobre resultados contestados pela oposição.

"A oposição absteve-se", precisou um dos seus delegados, condenando a tentativa de manipulação por parte daquela.

Os delegados de Jean Ping contestam os resultados numa das nove províncias do país, o Alto-Ogooué, bastião da etnia Téké, dos Bongo.

Ali Bongo terá obtido nessa província 95,46% dos votos, com uma participação de 99,93% dos 71.714 inscritos, de acordo com a acta que esteve na base da reunião do Cénap.

Este resultado permite ao Presidente cessante obter a vitória com 49,80% ao nível nacional, contra 48,23% para o seu adversário, Jean Ping, com uma taxa de participação de 59,46%, ainda segundo os documentos provisórios.

Tal representa uma vantagem de 5.594 votos de Bongo sobre Ping, num universo de 627.805 eleitores inscritos para a eleição presidencial que decorreu de forma pacífica.

"O senhor Jean Ping reafirma vigorosamente, em acordo com a União Europeia e os Estados Unidos, que a recontagem em cada uma das assembleias de voto é o único meio de garantir agora a legalidade do escrutínio", indicaram em comunicado o seu assessor de comunicação no Gabão, Jean-Gasaprd Ntoutoume Ayi, e o seu advogado em Paris, Eric Moutet.

Não precisaram, contudo, se a recontagem dizia respeito a todas as províncias ou apenas à do Alto-Ogooué.