"A direcção da UNITA, lamenta o facto de ter remetido vários processos aos serviços de investigação criminal-SIC e à Procuradoria-Geral da República nesta província, mais até aqui não houve resposta e os presumíveis autores não foram responsabilizados, apesar de estarem bem identificados, e aguarda que este caso venha a ser esclarecido o mais rápido possível", lamentou o secretário provincial.

A direcção da UNITA, segundo o seu responsável "encara este acto com profunda preocupação e repudia veementemente esta prática, pois ela só prejudica o processo de Paz e Reconciliação Nacional".

Os Serviços de Investigação Criminal já estiveram no local e colheram materiais, como recipientes de gasolina usados no fogo posto e outros meios que serviram para o arrombamento das portas da sede da UNITA.

Recorda-se que desconhecidos incendiaram na madrugada quarta-feira, 21, o prédio do Secretariado Provincial de Menongue da UNITA, na província do Kwando Kubango causando danos materiais ao partido do galo negro.

Uma fonte da polícia nacional no Kwando Kubango disse ao Novo Jornal que o trabalho está em curso para se encontrar os autores da acção. "Ninguém está ignorar a situação, porque a polícia é apartidária", acrescentou a mesma fonte.

Recentemente três pessoas foram mortas em Kapupa, município do Cubal, entre eles o Inspector do Secretariado Provincial da UNITA em Benguela, Fernando Sachepa, na sequência do ataque perpetrado por alegados militantes do MPLA contra a delegação de Deputados do Grupo parlamentar da UNITA.

Na oportunidade, o presidente José Eduardo disse que o inquérito do Ministério do Interior aos incidentes mortais envolvendo deputados da oposição, em Benguela, duramente criticado pela UNI-TA, responsabilizada nessas conclusões, iria ser "aprofundado".

José Eduardo dos Santos falava em Luanda, enquanto presidente do MPLA, na abertura da quarta reunião extraordinária do Comité Central do partido, destinada a preparar o congresso electivo realizado em Agosto, tendo-se referido directamente aos confrontos, que em Maio provocaram três mortos.