Com esta descoberta, a mina do Lulo - operada pela multinacional australiana Lucapa Diamond Company -, já extraiu, desde o início do ano, uma mão-cheia de diamantes acima dos 100 quilates.

"É o 5.º diamante com mais de 100 quilates que recuperamos desde o início de 2016, e o sexto desde o início da operação [em Agosto de 2015]", adianta a Lucapa, através de um comunicado.

Segundo a mensagem, assinada por Stephen Wetherall, director-geral e presidente executivo da multinacional australiana, tal como a pedra extraída na semana passada, o diamante agora descoberto destaca-se pela qualidade "excepcional", traduzida no facto de ser incolor e quase totalmente desprovido de impurezas.

A pureza da pedra deixa antever um novo recorde de vendas, já potenciadas pelo valor médio de cada quilate encontrado no Lulo.

"O preço médio de cada quilate de diamante no mundo é de 120 dólares, mas o nosso valor médio está nos 2.100 dólares por quilate. Ou seja: 20 vezes acima da cotação", assinalou recentemente Stephen Wetherall.

Confiante de que a Lucapa está muito perto de descobrir a fonte das pedras, Wetherall acredita que da mina do Lulo serão extraídos "alguns dos diamantes mais especiais do mundo".

"Parece que para onde quer que nos viremos, conseguimos realizar mais uma grande descoberta", destaca o director-geral.