Capaz de transportar 225 passageiros em classe económica, 56 em executiva e 12 em primeira classe, e com autonomia até 17.000 quilómetros acesso a telemóvel e Internet, o "Morro do Moco" encerra a encomenda de três Boeing 777-300 ER realizada pela TAAG em Março de 2012 à empresa americana.

Com esta entrega - que exigiu um "empréstimo intercalar" concedido pela Boeing Capital Corporation (BCC) no valor de 153,6 milhões de dólares -, a companhia aérea de bandeira passa a contar com uma frota de oito Boeing 777 (modelos 200 e 300).

"Isto é um salto extremamente grande no engrandecimento da companhia que continua a operar com aviões de novas tecnologias, com menor consumo de combustível e pouco esforço na capacidade de voo", disse o representante permanente da companhia norte-americana em Angola, David Beberfall, citado pelo Jornal de Angola.

Para o responsável, os novos aviões permitirão à TAAG "melhorar os seus lucros e ter, cada vez mais, maior capacidade nos seus negócios", perspectivando-se que a rota Luanda-Lisboa e Luanda-Porto sejam as mais beneficiadas, sobretudo no fim de ano, com o aumento do fluxo de passageiros.

Neste momento, a empresa conta com cinco Boeing 737 que asseguram as rotas domésticas, enquanto os voos internacionais para Cuba, Brasil e Portugal são assegurados pelos Boeing 777, agora num total de oito.

Embora o valor final do negócio não tenha sido revelado, o modelo mais barato da gama da Boeing 777 custa 277 milhões de dólares, enquanto o mais caro tem um preço de 400 milhões, segundo os valores apresentados pelo fabricante.