Cristina Florência Dias Van-Dúnem falava aos jornalistas depois da tomada de posse do novo elenco directivo da instituição, numa cerimónia presidida pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira.

Segundo a PCA do maior banco estatal angolano, o importante é que o trabalho feito até agora pela anterior administração seja levado para um outro nível, que se espera melhor.

"O BPC é uma instituição sistemicamente importante, tanto do ponto de vista daquilo que é a estabilidade, como do ponto de vista da condução da política monetária", salientou Cristina Van-Dúnem.

"E até agora os indicadores vão para além daquilo que se esperava e para que foi criada a comissão de reestruturação. É um grande desafio para os nossos técnicos que acabaram de assumir esta responsabilidade. Nós vamos iniciar em princípio a nossa actividade a partir da próxima semana e nesta altura vamos começar por definir os objectivos", frisou.

Durante a cerimónia de posse, o ministro das Finanças enalteceu as capacidades dos quadros empossados, sublinhando que a distinção se deveu devido à competência, responsabilidade, rigor e lealdade.

"O BPC é uma instituição muito importante do sistema financeiro do país. O sistema financeiro de qualquer país é um pilar-chave da sua economia, que tem impacto sistémico, até mesmo, em última instância, no bem-estar dos cidadãos", defendeu Archer Mangueira.

Na sua intervenção, o governante afirmou que o banco vive um momento particular da sua história, que passa pelo saneamento e reestruturação.

"Vamos fazê-lo para que o banco sirva convenientemente o Estado, seu único accionista", disse.

De acordo com Archer Mangueira, "o Estado tem investido e vai investir recursos avultados no BPC e os administradores terão de ser os primeiros guardiães desses recursos e da sua boa utilização, em benefício do interesse nacional".

Pela primeira vez o Banco de Poupança e Crédito mudou o seu modelo de governação, passando a ter um conselho de Administração não executivo e uma Comissão Executiva.

Nesse sentido, o ministro das Finanças augurou que a boa coordenação dos dois órgãos e seus presidentes, actuando cada um na sua esfera de atribuições, se traduza numa "mais-valia" para o banco.

Refira-se que tomaram posse como membros não executivos do BPC para além de Cristina Florência Dias Van-Dúnem, os administradores Rosa José Silvério Correia Victor, Júlio Ângelo Correia, Djamila Hgette Silva de Almeida Prata e Alcides Horácio Frederico Safeca.

Foram ainda empossados os administradores executivos do Conselho de Administração, Zinho Manuel Baptista (Presidente da Comissão Executiva), João António Freire os administradores executivos, Sebastião João Manuel, João Domingos dos Santos Ebo, Pedro Sérgio da Costa Pitta Groz e Carlos Manuel de Carvalho Rodrigues.