"João Lourenço é o nosso candidato", disse o secretário-geral da FRELIMO, Eliseu Machava, num um encontro, em Maputo, durante a visita que o ministro da Defesa angolano e candidato a Presidente da República do MPLA realizou ao país lusófono do Índico nos últimos dias.

No seu site oficial, o MPLA publicou esta nota, contendo a expressão do apoio da FRELIMO, partido-irmão do MPLA, a João Lourenço, citando-o assim: "Para o nosso Partido, o candidato que o MPLA indica é, também, o candidato da FRELIMO. Nós iremos apoiar o nosso candidato, para que vença as eleições, porque interessa ao povo moçambicano, interessa ao povo angolano que o MPLA, que conhece a história do povo angolano, continue a dirigir os destinos do povo angolano".

"João Lourenço é o candidato que será apoiado pela FRELIMO, nas Eleições Gerais de Angola", concluiu o dirigente moçambicano, ainda citado no site do MPLA.

As declarações do secretário-geral da FRELIMO foram proferidas durante o encontro que manteve em Maputo com o também vice-presidente do MPLA , onde foi abordada a cooperação entre os dois partidos e onde ficou decidido que estas relações históricas serão reforçadas no futuro.

Entretanto, como o Novo Jornal noticiou hoje, declarações de João Lourenço, também durante esta visita a Moçambique, geraram uma forte reacção da UNITA, que sentiu a expressão "malandros" utilizada pelo dirigente do MPLA como tendo sido dirigidas a si.