O objectivo da abertura desta sucursal, cerca de um ano depois de ter sido emitida a autorização para isso do Governo angolano, segundo Xu Ning, é facilitar as trocas comerciais entre os dois países bem como o investimento chinês em Angola.

Citado pela Bloomberg, Xi Ning, apontou o mês de Agosto como data a partir da qual deve ocorrer a inauguração do Banco da China - Sucursal de Angola.

Como lembra a Lusa, a decisão sobre a abertura da sucursal angolana do Banco da China, noticiada em Maio de 2016, enquadrava-se numa altura de fortes constrangimentos no país devido à crise da cotação do petróleo, nomeadamente no acesso a divisas, colocando em causa transferências para o estrangeiro ou a importação de matéria-prima.

Criada em 1912, o Banco da China funcionou até 1949 como banco central chinês. Após várias transformações, ainda nas mãos do Estado, mas já como banco comercial, tem vindo a concentrar atenções no apoio às empresas e comunidades chinesas fora do país, com destaque para as economias emergentes.

Estima-se que a comunidade chinesa em Angola ascenda a cerca de 230 mil pessoas e centenas de empresas. O Governo chinês aprovou em 2015 uma nova de linha de crédito ao Estado angolano, no valor de 5,2 mil milhões de euros (4,5 mil milhões de euros) para obras a executar por empresas chinesas.

A China é o maior comprador de petróleo angolano e Angola é um dos principais fornecedores de crude à China