A data das eleições gerais foi avançada na emissão do Jornal da Tarde da TPA. Como o dia 23 de Agosto calha a uma quarta-feira, será decretada tolerância de ponto em todo o país, adiantou o porta-voz do Conselho da República, o procurador-geral da República, João Maria de Sousa.

A votação foi marcada, conforme exige a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, depois do aval da Comissão Nacional Eleitoral, e de consultado o Conselho da República, reunido hoje no Palácio Presidencial

Na abertura da sessão, o Chefe de Estado assinalou que "todas as condições de natureza política, legislativa, financeira e logística e de segurança e de ordem pública, estão praticamente criadas, para que as eleições gerais decorram de forma transparente e sem quaisquer constrangimentos sobre os seus principais protagonistas, por forma a que seja consideradas pela opinião pública nacional e internacional como livres, justas e credíveis".

O Presidente da República salientou ainda que "os cidadãos nacionais começam a tomar consciência de que o voto constitui um meio imprescindível e inadiável de que dispõem para influenciar o curso dos principais acontecimentos políticos do país, como atesta a grande adesão dos eleitores ao processo de actualização do registo eleitoral 2016/2017".

A reunião do Conselho da República, foi antecedida pela tomada de posse de João Lourenço, que, na qualidade de novo vice-presidente do MPLA, substitui Roberto de Almeida no órgão.

Para além do número dois do partido no poder, o Conselho da República integra o vice-Presidente, Manuel Vicente, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa.

Estão ainda representados os presidentes dos cinco partidos com representação parlamentar. Nomeadamente: Isaías Samakuva, da UNITA, Abel Chivukuvuku, da CASA-CE, Eduardo Kuangana, do PRS, e Lucas Ngonda, da FNLA.