"É um ciclo novo que se está a abrir em África, sem dúvida alguma. Há maior transparência na governação, maior seriedade nos negócios, luta contra a corrupção e maior liberdade e multiplicidade de imprensa", disse o autor.

Falando aos jornalistas, em Penafiel, onde está a ser homenageado no festival literário Escritaria, o escritor disse que a narrativa do seu último livro, "Sua Excelência, de Corpo Presente", não "trata só de Angola".

"Realmente, é uma história que poderá passar-se em qualquer país africano, a sul do Saara", frisou, recordando que se está a viver uma fase "que vem depois daquele ciclo que foi desaparecendo, de partido único e de chefes muito autoritários".

Questionado, em concreto, sobre o que se passa atualmente em Angola, um ano depois de João Lourenço ter assumido a presidência do país, Pepetela considerou que o novo chefe do Estado angolano "fez tudo o que podia".

"Até surpreendeu muita gente, porque fez mais do que muita gente esperava", acentuou, acrescentando que "o povo angolano está surpreendido e tem apoiado inteiramente".

"O grau de aceitação do presidente é uma coisa histórica", reforçou.

Apesar dos progressos, o autor avisa que "ainda é muito cedo para dizer que as coisas estão a caminhar naquele sentido".

"Ele está a cumprir o que prometeu, sem dúvida alguma, mas há muitas forças que se opõem", exclamou.

A situação económica e financeira de Angola, recordou ainda o escritor, "é muito complicada, é muito difícil e muito pior do que se pensava".

Apesar das dificuldades, a imagem que Angola tem agora no exterior, nomeadamente em Portugal e na União Europeia, é mais positiva.

"Claramente a imagem mudou. Temos de aproveitar isso e reforçar essa relação", sublinhou.

Para Pepetela, a relação com Portugal e com os demais países da CPLP podia ser melhor, defendendo que a cultura permitiria uma maior aproximação dos povos que falam português.

"Infelizmente, a CPLP é uma espécie de sindicato de chefes de Estado que se reúnem de vez em quando para aprovar não sei bem o quê", criticou, dando como exemplo o facto de ter sido criado um Instituto da Língua Portuguesa que, lamentou, "ficou dez anos sem funcionar".

O autor angolano que venceu o Prémio Camões em 1997 admite, por outro lado, que os "escritores dos países africanos que escrevem em português têm sido valorizados em Portugal".

O problema maior, disse, está em África: "Nós é que temos falhado. Nos nossos países há muito pouca valorização dessa aproximação cultural e da própria cultura. Os países africanos deviam fazer mais com o pouco que têm. Portugal tem feito o que pode".