Com organização, preâmbulo, notas e comentários do historiador angolano Carlos Pacheco, a obra, de 304 páginas, apresenta-se como uma viagem pela história da resistência nacional e pelo interior do MPLA.

"Este livro reúne um conjunto de textos escritos por Hugo Azancot de Menezes que ilustram o que foi a luta de libertação angolana contra o jugo colonial", lê-se na introdução à biografia, que percorre a génese e evolução do MPLA.

"São muitas as histórias, algumas inéditas, jamais narradas por outros intervenientes que surpreendem e chocam neste livro", destaca-se nessa apresentação.

Natural de São Tomé e Príncipe, Hugo Azancot de Menezes contribui para a fundação do MPLA em Tunes, tendo integrado o seu quadro de militantes com o estatuto de membro do Comité Director. "Em 1968 Agostinho Neto ofereceu-lhe o posto de responsável dos Serviços de Assistência Médica na II Região Político-Militar (Cabinda). Ao fim de quatro anos renunciou ao cargo e acolheu-se à protecção do PNUD em Brazzaville. Em 1974 aderiu ao grupo de contestação interna do MPLA, denominado Revolta Activa, que criticava o génio imperioso e autocrático de Neto na condução do Movimento", assinalam as notas biográficas que acompanham a obra.

Azancot de Menezes faleceu a 1 de Maio de 2000 em Portugal.