A informação foi avançada recentemente à impressa pelo ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, na apresentação do projecto que decorreu na cidade de N"Dalatando, província do Kuanza Norte.

O projecto está orçado em 900 milhões de kwanzas, prevê criar 50 postos de trabalho directos para a juventude local, e está a cargo da empresa Jojosport Management.

Com a implementação deste empreendimento, a empresa pretende melhorar a qualidade futebolística dos clubes angolanos, desde que optem pela construção de campos com piso sintético.

A capacidade de produção vai depender muito da solicitação dos clubes ou de empresas interessadas nos produtos da fábrica.

Quanto à opção da criação da fábrica no Cuanza Norte, João Neto da Silva, responsável da empresa, destacou dois aspectos: "Dispõe de muita água e energia eléctrica, refiro-me ao rio Cuanza e barragem de Cambambe, a fibra é boa e o clima é favorável. O País vai ganhar com o surgimento deste empreendimento".

Além da produção de relva sintética e do piso de tartan, a Jojosport Management vai ocupar-se da construção de mini-bancadas.

"Os preços serão em kwanzas e bastante atractivos, devido à crise financeira", explicou João Neto silva.

Com o funcionamento da fábrica, o número de trabalhadores no próximo ano pode chegar aos 150, garante o gestor. A Jojosport Management vai levar também a sua marca aos países africanos de expressão portuguesa e também aos francófonos, como os Congos Brazzaville e Democrático.

No evento de apresentação deste projecto estiveram presentes o ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, o governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, bem como agentes da FIFA.