O responsável disse ao Novo Jornal Online que a empresa diamantífera ENDIAMA e o Banco Internacional de Credito (BIC) patrocinaram o clube antes do arranque da época futebolística 2017, afirmando não perceber o porquê da actual situação de salários em atraso a jogadores e trabalhadores do clube.

"Tive de rescindir o vínculo contratual com a equipa. Não é justo o que a direcção do clube esta fazer com os atletas. Não faz sentido ficarmos oito meses sem salários quando se sabe que a EDIAMA e o BIC, financiaram o Progresso da Lunda-Sul antes do arranque do Girabola", apontou.

Floriano Quipóssua garantiu que os atletas só receberam prémios de jogo e outras regalias no primeiro jogo oficial da temporada.

"Os jogadores já começaram a abandonar a província e alguns foram obrigados a regressar a casa dos seus parentes por falta de dinheiro para pagar a renda", explicou, acrescentando que o plantel ficou reduzido desde a semana passada porque 10 atletas resolveram paralisar os trabalhos, até verem as suas situações resolvidas.

"Na Lunda-Sul não há condições nenhumas para os futebolistas, existe muita desorganização na direcção do clube. Nem transporte para os jogadores existe", relata ainda o agora ex-director desportivo do Progresso.

O Novo Jornal Online tentou contactar o Presidente do Progresso da Lunda Sul mas sem sucesso.