Num despacho interno de 20 de Novembro, Carlos Saturnino, presidente do conselho de administração da Sonangol exonera Isabel dos Santos da presidência da comissão executiva da Sonangol Pesquisa & Produção (P&P), cargo que a mesma passou a acumular com o de PCA da petrolífera nacional, depois de ter despedido o então líder. Nada mais nada menos do que Carlos Saturnino, o mesmo homem que agora assina o despacho da sua saída da P&P.

A decisão foi ontem divulgada pela companhia estatal, sendo que além da gestora foram afastados da subsdiária da Sonangol os vogais Edson dos Santos e Sarju Chandulal Raikundalia.

Embora a "grande exoneração" de Isabel dos Santos tenha partido do Chefe de Estado e do Executivo, o facto de Carlos Saturnino ter concluído o processo de afastamento da empresária da Sonangol adiciona à história um toque no mínimo curioso.

Afinal, quase um ano depois de a empresária ter exonerado Carlos Saturnino e assumido as suas funções, este não só reapareceu para ficar com o "trono" da Sonangol como ainda "lhe devolveu" a assinatura de despedimento.

Recorde-se que em Dezembro do ano passado, Saturnino, então presidente da Comissão Executiva da Sonangol Pesquisa & Produção, contestou a justificação dada por Isabel dos Santos para a sua exoneração.

Na altura a petrolífera apontou, em comunicado, que a Sonangol P&P era "a empresa do grupo Sonangol que durante a avaliação efectuada apresentou as maiores debilidades de gestão e consequentemente de desvios financeiros".

Na resposta, num email enviado aos colaboradores da Sonangol P&P, Carlos Saturnino considerou que a sua gestão, de pouco mais de um ano, não poderia ser a única responsável pelas "más práticas" apontadas por Isabel dos Santos.

"Não é correcto nem ético atribuir culpas à equipa que somente esteve a dirigir a empresa no período entre a segunda quinzena de Abril de 2015 e 20 de Dezembro de 2016", escreveu.

O antigo PCE da P&P mostrou-se ainda surpreso com o despacho que o exonerou, por ter comunicado atempadamente à direcção da petrolífera os resultados das anteriores gestões da Pesquisa & Produção.