José Eduardo dos Santos não viu com bons olhos a escolha profissional da primogénita Isabel dos Santos, revelou a empresária em entrevista ao programa Réussite, do Canal+ da televisão francesa, transmitido na semana passada.

Segundo a primeira bilionária de África, o ex-Presidente da República de Angola preferia vê-la embarcar numa aventura académica, em vez de assistir à sua aposta no sector privado.

"Quando anunciei que iria abrir a minha própria empresa, lembro-me perfeitamente do comentário do meu pai, que me disse para reflectir e me aconselhou a tornar-me professora universitária", disse a empresária, que se lançou no mundo dos negócios há cerca de 20 anos.

"Não lhe dei ouvidos", acrescentou a hoje presidente do conselho de administração da Sonangol, cargo para a qual foi nomeada pelo pai e ex-Chefe de Estado em Junho do ano passado.

Isabel dos Santos, que contava como foi o início da sua trajectória no sector privado, explicou que as reticências de José Eduardo dos Santos tinham que ver com o período que Angola vivia, de transição para uma economia de mercado.

Nesse contexto, precisou a empresária, existia alguma apreensão em relação aos investimentos privados.