Segundo o documento, apresentado ontem, em Luanda, no IIº encontro metodológico com os Grandes Contribuintes, estes valores não incluem a receita do sector petrolífero.

A AGT, em 2016, arrecadou perto de 711 mil milhões de kz, sem contar também com receitas fiscais do petróleo.

No discurso de abertura, o Administrador, Hermenegildo Gaspar, disse que os grandes contribuintes, representados por mais de 350 empresas, possuem um peso significativo no Orçamento Geral do Estado, correspondendo a 75% da receita fiscal.

"Por essa razão merecem o tratamento personalizado da AGT, de acordo com o estipulado no Estatuto dos Grandes Contribuintes, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 147/13 de 1 de Outubro".

O Administrador declarou que a taxa do Imposto Industrial foi reduzida de 35% para 30%, de forma a aumentar a competitividade das empresas.

Cláudio Santos, responsável pela Direcção dos Grandes contribuintes, afirmou que os valores foram arrecadados junto dos Grandes Contribuintes ligados à prestação de serviços, instituições financeiras, comércio, indústria e sector mineiro.

De acordo com Cláudio Santos, no primeiro semestre deste ano, a RFGC realizou 23 fiscalizações nos sectores de prestação de serviços, financeiros, construção civil e imobiliário, tendo analisado 54 processos de reclamações dos diversos sectores de actividade.