Das 40 empresas que inicialmente solicitaram autorização de exploração e comercialização do minério foram seleccionadas 10 e apenas apuradas, nesta primeira fase, quatro empresas.

São elas empresas Socassoma, Prestação de Serviços e comércio geral, BY-AE de produção de artigos de joalharia, ACRA- Gestão e Participações e a TKE-Empresa de prestação de serviços limitada.

"Este acto corresponde à necessidade de regular o mercado do ouro. A outorga de contratos de comercialização resulta da organização do subsector do ouro na vertente da comercialização na decorrência da institucionalização por decreto em 2014 da Agência Reguladora do Mercado do Ouro", salientou o governante durante a cerimónia de entrega das credenciais às empresas.

Segundo o ministro, com este acto o Ministério da Geologia e Minas pretende contribuir para o aumento da arrecadação de receitas fiscais e cambiais para o Estado e a inserção do empresariado nacional no mercado do ouro.

"O surgimento de empresas com contratos de comercialização de ouro permite a organização estratégica da produção artesanal enquanto componente específica da cadeia de valor na exploração de ouro de ouro no país", assinalou.

"Com um mercado de ouro organizado e legalizado a indústria de joalharia nacional com o uso de ouro, de diamantes e de outras pedras preciosas nacionais também sairá beneficiada", acrescentou.

Francisco Queirós considerou o ouro um mineral estratégico que a breve trecho terá grande importância na diversificação da exploração, transformação e comercialização mineira em Angola.

"Por isso é importante que se preparem as condições para que o mercado da oferta e da procura deste mineral se realize nos marcos da lei e no quadro da estratégia do executivo para o subsector do ouro", afirmou.

Ainda segundo o ministro, a experiência do mercado artesanal de diamantes deverá servir de fonte de inspiração na regulação de mercado, mas alerta que se devam evitar os erros que levaram a um certo descontrolo da exploração artesanal de diamantes com efeitos negativos na economia, no ambiente e na segurança nacional.