Esta decisão resulta do facto, segundo fontes bancárias, de mais esta desvalorização de 10 por cento, que atiraria o Euro para 284,17 kwanzas, furar a banda de flutuação definida pelo BNA.

Recorde-se que na terça-feira um leilão de 82 milhões de euros fixou o câmbio oficial nos 248,77 kwanzas, somando uma desvalorização desde o início do ano de mais de 25 por cento.

O BNA fez dois leilões após a definição das novas regras para fixação do câmbio dentro de uma banda flutuante, a 9 e a 16 de Janeiro.

O Euro, depois deste cancelamento de hoje, mantem-se a valer 248,17 kwanzas e o dólar norte-americano permanece a valer 203,61 kwanzas.

O leilão que deveria ter lugar hoje foi reagendado para dia 23 deste mês.

Apesar de os bancos comerciais terem persistido nas licitações acima dos limites impostos pelo BNA na banda de flutuação, mesmo depois de um primeiro leilão ter sido anulado, pode significar que a moeda nacional está sob uma forte pressão para desvalorizar, ou depreciar, como oficialmente é definido este movimento em baixa segundo as regras definidas pelo Executivo.