O BNA, em circular divulgada no seu site oficial, sublinha que a ausência desde procedimento de separação das duas séries em circulação das notas de Kwanza implica a recusa da aceitação dos depósitos.

explica esta medida pela necessidade de "proceder à adequação das regras e procedimentos inerentes à segregação de notas das séries 2012 e 2020, nas operações de depósito em moeda nacional", o que deixa pressupor que se prepara retirar de circulação e de forma ordeira a série mais antiga, onde ainda constam as figuras, em simultâneo, dos ex-Presidentes José Eduardo dos Santos e Agostinho Neto.

Isto deixa ainda entender que está em curso uma aceleração do processo que vai conduzir a que o País mantenha apenas em circulação a série de 2020, onde surge impressa apenas a figura do primeiro Presidente de Angola.

Esta obrigatoriedade imposta às Instituições Financeiras Bancárias aplica-se sempre que estas procurem depositar moeda nacional na casa forte central, delegações regionais e custódias de valores.

O Banco Nacional de Angola adverte que o incumprimento deste procedimento "implica a recusa dos referidos depósitos".