Massano, que prestou estas declarações à imprensa à margem de um encontro com empresários nacionais, para a apresentação oficial do diploma sobre a importação e exportação de mercadorias, explicou que o BNA está também a rever os instrumentos para a liquidação de importação e de exportação de mercadoria.

" Temos o documento na sua ponta final, desse encontro temos contribuições relevantes, que vão também ajudar-nos a fazer um ou outro ajustamento, mas no essencial é um documento que se encontra fechado", declarou.

O governador esclareceu que "com o novo instrutivo do BNA, os recursos cambiais associados à exportação de bens produzidos no país poderão regressar à economia, podendo o exportador manter uma parte do valor para honrar pagamentos seguintes e outra que será vendida ao Banco Central".

"Se a mercadoria vale 10, vai ter os 10 e simplesmente metade deve ser vendida em moeda estrangeira ao banco comercial, sendo que uma parte fica em moeda estrangeira e outra em moeda nacional, mas tem a totalidade da receita resultante daquela exportação", explicou.

José de Lima Massano salientou que o País está a tentar diversificar a sua economia e as fontes de acesso a moeda estrangeira, e portanto, as exportações devem também apoiar o esforço de dinamização da economia, trazendo recursos cambiais, "que vão servir não apenas a quem exportou, mas à economia como um todo".