O SACS é uma rede de desenvolvimento das telecomunicações em África e é o primeiro sistema transatlântico do hemisfério sul a ligar o continente africano à América do Sul, uma alternativa às ligações africanas com o resto do mundo. Construído pela operadora Angola Cables, o novo cabo submarino tem cerca de seis mil quilómetros.

"Quando toda a rede estiver concluída as comunicações serão muito mais rápidas, menos cinco vezes do tempo necessário para aceder aos conteúdos disponíveis na América, uma região que se posiciona como um dos maiores centros de produção e agregação de conteúdos e serviços digitais", garante António Nunes, presidente do Conselho de Administração da Angola Cables.

"Angola está cada vez mais próxima de se tornar num dos centros das telecomunicações na região subsaariana. Os investimentos nos sistemas de cabos submarinos, nomeadamente o WACS, já operacional, o SACS e o Monet e os datacenters estão a criar, não só auto-estradas da informação que vão nos aproximar dos grandes centros de produção de conteúdos e serviços digitais, mas também partes importantes dos grandes circuitos internacionais de telecomunicações", diz ainda António Nunes.