"Com duas turbinas em funcionamento, a central do Soyo produz, para já, 22 megawatts de energia, com recurso à transformação do gás natural, proveniente das operações dos diversos blocos petrolíferos nacionais e da fábrica da Angola LNG", informa o Gabinete de Comunicação e Imagem da Sonangol E.P.

Através de um comunicado, ao qual o Novo Jornal Online teve acesso, a petrolífera nacional - que opera a estrutura através da empresa Luxerviza - adianta que o início da operação no Soyo "permite à ENDE, Empresa Nacional de Distribuição de Energia, satisfazer as necessidades totais de energia da cidade".

Numa segunda fase, a avançar nos próximos meses, a central de ciclo combinado será "integrada na Rede Nacional de Energia, para que, desta forma, possa fornecer energia eléctrica à capital, Luanda, e a outras regiões do país", prossegue a mensagem.

Para além de destacar o potencial energético do projecto, a Sonangol sublinha que a utilização de gás natural é uma alternativa mais económica e ecológica, produzindo menos emissões de resíduos com impacto ambiental.