A central funciona com cinco grupos geradores com capacidade de 19 megawatts e visa reforçar a potência de electricidade que Malanje beneficia a partir da barragem de Capanda, prevendo beneficiar cerca de 35 mil consumidores, bem como incentivar o comércio e outros serviços, assim como a criação de condições para a promoção do desenvolvimento económico e social da província.

O empreendimento está orçado em 26 milhões de dólares e produz e distribui energia oficialmente desde o mês de Agosto último, contando para além dos geradores com um transformador de serviços auxiliares, dois transformadores de potência de 10 Mva, um grupo gerador de emergência e vários sistemas de protecção contra descargas atmosféricas, de combate a incêndios, entre outros.

Na ocasião, o governador de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", disse que com o arranque da mesma mais um desafio é vencido, dos muitos que se têm pela frente com vista à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Precisou que outras acções vão prosseguir, no sentido de se melhorar cada vez mais o modo de vida da população, acrescentando que hoje há motivos de satisfação porquanto muitos habitantes que durante algum tempo enfrentavam dificuldades de energia vêem este problema minimizado com o surgimento da referida central.

Por sua vez, o Secretário de Estado da energia, Joaquim Ventura, realçou que, com essa inauguração, a situação energética de Malanje está melhorada, pelo que acabam-se com as restrições, mas ainda assim aventa-se a possibilidade de futuramente registar-se dificuldades, devido o aumento da capacidade de consumo por parte da população, com a aquisição de mais electrodomésticos, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos eléctricos.

Fez saber que constitui preocupação do Executivo resolver o problema de energia pelo país, daí que para além desta central de Malanje há outras centrais térmicas e hídricas já em construção e por se executar, até 2017, em várias províncias, no âmbito do programa de acção do Executivo.

A par da Central Térmica de Malanje, foram também inaugurados dois centros de saúde e dois sistemas de abastecimento de água potável, nas localidades de Kitumbo, Quizenga e Quéssua, nos municípios de Calandula, Cacuso e Malanje.

Angop/NJ