Em novo leilão de divisas, foi apurada a taxa de câmbio média ponderada de Kz 268,462 por Euro, enquanto o dólar norte-americano é hoje cotado à taxa média de Kz 217,1.

O BNA colocou, neste leilão, 50 milhões de euros - contra os 100 milhões de euros vendidos a 05 de abril -, destinados a vários sectores, como importação de matéria-prima e pagamento de serviços para cobertura de operações de pequenas e médias empresas, contribuindo para o apuramento da taxa de câmbio de referência 17 dos 25 bancos participantes, tendo a taxa mais alta sido de Kz 268,819 por Euro e a mais baixa de Kz 268,097 por Euro.

Os economistas previam que, ao longo de 2018, o Kwanza se viesse a depreciar em 30 por cento, valor que foi atingido em apenas três meses.

De lembrar que valor da taxa de câmbio do Kwanza face ao dólar e ao euro passou a ser determinado "pelas transacções em leilão, no mercado primário", sendo apurado através da "média" ponderada dessas vendas aos bancos comerciais, uma medida anunciada em Janeiro pelo Governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.