O fórum, que vai acontecer em Novembro, na África do Sul, vai aprovar 60 novos projectos para financiar.

O valor mínimo inicial para cada projecto é de 30 milhões de dólares e o máximo é 500 milhões, de acordo com o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Joseph Martial Ribeiro, durante o encontro, organizado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em parceria com o Ministério da Economia e Planeamento e a Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), que reuniu empresários nacionais e estrangeiros.

Joseph Martial Ribeiro anunciou que, nesta edição, o BAD vai dar prioridade a Angola e à África do Sul, por serem as economias mais robustas na região, podendo, assim, alcançar bons resultados no AIF.

"Angola tem robustez e condições para obter melhores resultados do que aqueles que alcançou no ano passado", considerou o responsável, citado pela Angop, sublinhando a necessidade de uma maior organização das empresas, visto ser uma das condições preliminares para se ter acesso a esta plataforma de financiamento.

Joseph Martial Ribeiro esclareceu que a intenção é incluir todas as áreas de negócio, sendo prioritários os sectores da agricultura, infra-estruturas, energia e transportes.

As propostas podem ser enviadas até o final deste mês pelos empresários interessados, aderindo ao site www.africainvestmentforum.com.

O período de Abril a Novembro servirá para avaliação dos projectos e interacção com os potenciais promotores, por forma a chegarem ao AIF preparados para fechar negócios.