A denominada "cimeira empresarial" foi marcada para 27 de Março, e, apesar de estar a ser organizada pelo menos desde Janeiro, com a facilitação dos Presidentes da República de Angola e de Portugal, vai ser adiada por indisponibilidade de agenda dos empresários angolanos.

Segundo o presidente da CCIPA, João Traça, a data apontada para o encontro de negócios coincide com realização na Costa do Marfim, do África CEO Forum, evento no qual diversos participantes angolanos já tinham confirmado presença.

"Sem empresários angolanos a cimeira não fazia sentido", explicou o responsável, em declarações ao jornal português Negócios.

A sobreposição de compromissos adia o anunciado "resgate" económico das relações entre Angola e Portugal, fragilizadas a partir do caso Manuel Vicente.

A importância da "ofensiva" dos homens de negócios ficou demonstrada pela intervenção de João Lourenço e Marcelo de Sousa no processo.

Conforme escreveu o semanário Expresso, no final de Janeiro, os planos colocaram em acção dois ex-governantes portugueses com ligações a Angola. Nomeadamente o antigo vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Paulo Portas, e o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que hoje trabalham como consultores internacionais de negócios.