A informação foi avançada hoje ao Novo Jornal Online pelo Director-geral da ITA, Jaime Ferreira, sublinhando a importância deste investimento para as empresas de sectores que vão, entre outros, da agricultura, à agro-pecuária, passando pelas pescas, banca, construção civil, alimentação e bebidas.

"Vamos contar com a exploração da rede de fibra óptica nos circuitos Benguela-Luanda-Soyo (Zaire), com uma capacidade de 10Gbps, ao longo de cerca de mil quilómetros, disponibilizando um serviço com mais capacidade, rapidez de transmissão e fiabilidade inerente à tecnologia de fibra óptica", referiu.

Jaime Ferreira adiantou que está garantida "a monitorização permanente, bem como a assistência técnica local e a qualidade dos circuitos de fibra óptica, com ligação ao NOC (Network Operation Center) de última geração da ITA".

"O facto da fibra óptica estar colocada em redes de postes de alta tensão, torna-a imune a agentes externos como vandalismo, obras, mau tempo...", acrescentou.

"Esta parceria vem rentabilizar a infra-estrutura da RNT que não é utilizada pelo organismo, ao mesmo tempo que permite à ITA entregar serviços diferenciadores, com uma qualidade excepcional, e expandir a sua rede nacional de serviços", explicou o responsável, destacando que esta associação traz uma nova dimensão ao panorama das telecomunicações em Angola.

Rui Ferreira defendeu que "a capacidade técnica das equipas da ITA e a instalação de equipamentos de qualidade superior com tecnologia de ponta é uma demonstração clara das vantagens da partilha de infra-estruturas em benefício de todos os agentes da economia nacional".

Segundo o Director da ITA, a alta qualidade da infra-estrutura da rede da RNT vai permitir uma entrega de serviço de excelente qualidade.

"Este serviço vai permitir também olhar para o nosso programa de expansão de rede com optimismo, uma vez que o podemos realizar com mais celeridade e eficiência", disse.

Entretanto, os investimentos efectuados pela RNT na sua rede, especialmente no que diz respeito à substituição de cabos obsoletos por cabos Standard Optical Ground Wire - permitem a transmissão de dados e energia ao mesmo tempo - vieram facilitar esta combinação.

Jaime Ferreira explicou que a RNT utiliza apenas cerca de 25% desta capacidade, deixando cerca de 75% sem utilização.

"Com vista à rentabilização da rede e optimização das comunicações, esta parceria vem promover o desenvolvimento e o crescimento da rede de telecomunicações e das empresas que a ela estão ligadas", apontou o responsável, dizendo ainda que o circuito está completamente operacional desde o início do segundo trimestre deste ano.

"Os clientes da ITA, em Benguela, vão ter um circuito primário com capacidades muito superiores do que as disponibilizadas até agora, dos 400Mbps para 10Gbps", garantiu, acrescentando que todas as empresas e organizações ao longo deste trajecto, serão beneficiadas, uma vez que a entrega e disponibilidade de serviços cresceu exponencialmente.

Jaime Ferreira garantiu também que houve também um forte investimento na capacitação de técnicos especializados angolanos, garantindo conhecimento técnico para operar a rede e a infra-estrutura, com altos padrões de eficiência.