Esta verba resulta de 52 propostas e as áreas mais expostas aos radares do sector privado para investimento são a agricultura, a indústria, o comércio e os serviços, avançou a agência em comunicado.

Estas áreas, a que se juntam ainda os sectores da educação e da saúde, consubstanciam, de forma geral, as áreas mais expostas à estratégia do Executivo para a diversificação da economia e o esforço nacional em curso para libertar a economia nacional da extrema dependência das exportações do petróleo e dos diamantes.

A agricultura, a pecuária e pescas, a extracção de metais e minerais, a madeira e derivados, o turismo, os têxteis e calçado e a indústria alimentar são as áreas de máxima prioridade atribuída pelo Executivo para a captação de investimento para a economia nacional, com destaque para o investimento estrangeiro, sublinha ainda a AIPEX.

No documento, que foi distribuído pela AIEX na quinta-feira, é ainda sublinhado que no horizonte, olhando a partir destas 52 propostas, está a possibilidade de serem criados cerca de 3.900 postos de trabalho com a passagem para o terreno dos seus conteúdos.

A AIPEX emitiu documentação a certificar cada uma destas propostas de investimento.