"A Expo-Uíge permite a criação de sinergias entre vários ramos da economia, bem como proporciona aos municípios trabalharem para a diversificação da economia nacional", disse ao NJOnline, Pinda Simão, que defendeu a necessidade de os empresários nacionais implementarem políticas que visam desenvolver a atividade, aumentar receitas e criar empregos.

"É necessário redobrar esforços para que os empresários possam mostrar o potencial e o contributo que devem dar ao processo de desenvolvimento socio-económico do País", acrescentou.

Pinda Simão lembrou que a Expo-Uíge é um espaço de troca de experiências e enaltecimento das potencialidades socio económicas da província, e um evento que se realiza num momento em que se procura investidores interessados no desenvolvimento da região.

"O governo vai continuar a apoiar as iniciativas privadas e os empreendedores da província, visto que são eles que fazem surgir novos postos de trabalho e criar riqueza para a erradicação da fome e da pobreza no seio das comunidades", referiu.

A Expo-Uíge 2019 decorre no âmbito das festividades dos 102 anos da cidade do Uíge.

Com uma população de 493.689 habitantes, segundo dados do Censo de 2014, a província do Uíge é potencialmente agrícola, fruto do seu relevo planáltico, destacando-se no cultivo de café, mandioca, amendoim, feijão e óleo de palma.