Os bancos comerciais continuam a cativar o dinheiro dos clientes na solicitação de compra de divisas contrariando a orientação do Banco Nacional de Angola (BNA), que pôs termo a esta prática.

A posição do BNA que põe fim à cativação dos kwanzas foi tomada na reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do passado dia 30 de Novembro, que analisou a evolução dos indicadores relativos à economia nacional, com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo, bem como o comportamento da economia internacional.

"O CPM decidiu pôr termo à obrigação dos clientes dos bancos comerciais de constituir cativos em moeda nacional como condição prévia para a compra de moeda estrangeira", lê-se no comunicado divulgado pelo banco central.

No entanto, uma semana depois da medida imposta pelo BNA, os bancos comerciais têm ignorado este procedimento. O Novo Jornal verificou que a maioria dos bancos continua a "reter" indevidamente o dinheiro dos clientes.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)