Ângela Bragança, que falava na abertura do 5.º Seminário Nacional sobre Licenciamento dos Empreendimentos Turísticos, sob o lema "A Ética e o Profissionalismo como Pressupostos Básicos para a Qualificação e Turistificação de Angola", salientou que a medida surge como forma de uniformizar os serviços prestados por todas as unidades hoteleiras.

A ministra destacou que o turismo deve desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da economia, por haver potencial suficiente para alavancar essa indústria e atrair receitas, um objectivo a alcançar com a participação do empresariado estrangeiro.

"Daí a necessidade de ajustamento e licenciamento aos padrões internacionais", defendeu, salientando que continua a trabalhar para elevar o turismo nacional aos patamares mais elevados e, assim, atrair cada vez mais turistas ao país.

A ministra, que deixou o desafio ao sector privado angolano e estrangeiro para que invista cada vez mais no sector, defendeu que é necessário não descurar a aposta na formação de quadros do turismo, bem como na criação de infraestruturas.

"Angola tem grandes potencialidades para desenvolver o turismo, mas deve valorizar os seus quadros e a actividade interna", realçou, salientando a necessidade de os quadros serem "bem formados em diferentes segmentos do negócio turístico e com uma visão moderna", pois o sector hoteleiro é um dos que mais emprega em todo o país.

Durante o seminário, que se prolonga até sexta-feira, em Luanda, serão abordados temas como "O Regime Jurídico, Enquadramento Territorial e Localização de Projectos" e "Construção e Instalação de Empreendimentos".