Falando na primeira reunião do Conselho Consultivo do BNA, o governador do banco central sublinhou que o país tem garantido divisas para assegurar "estabilidade do ponto de vista de abastecimento dos bens alimentares, medicamentos e matérias-primas", processo que, no seu entender, "está a correr muito bem".

Para Valter Filipe, além das melhorias cambiais - em que "vemos que o fornecimento de divisas é regular" -, Angola regista progressos em termos de política fiscal. "Os grandes agregados monetários e fiscais têm sido muito bem controlados, o que dá uma certa estabilidade ao mercado, que aponta para um melhor controlo do preço dos produtos e da própria inflação", assinalou o responsável.

Já no que se refere aos desafios para este ano, o governador frisa a importância de se "criar um ambiente de credibilidade e de confiança no nosso sector bancário, para que volte a estabelecer relações com a banca correspondente", e para que o país volte "a fazer operações em dólares" e a conseguir a divisa norte-americana para financiar a economia.

Neste sentido, Valter Filipe enumera como metas conseguir a atribuição de equivalência de supervisão bancária das autoridades europeias e reforçar a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, bem como garantir a assistência técnica do Tesouro dos EUA.