O homem que assume pela segunda vez o cadeirão máximo do banco central angolano partilhou acções com o BPC na Fénix-Sociedade Gestora de Fundos de Pensões SARL, Mundial Seguros e o BPC Imobiliário - empresas criadas na altura em que José Massano era administrador do banco que tinha como PCA Paixão Júnior.

Questionado pelo NJ sobre o assunto, Massano começou por admitir a sua relação com as três empresas privadas quando essas foram constituídas, justificando que tinha as acções mas que representava o banco público.

"O que aconteceu foi que alguns dos administradores [do BPC] - entre os quais eu - tinham, por isso, acções em nome da própria instituição. Estas sociedades acabaram por funcionar com muitas dificuldades.

Em relação àquelas que melhor funcionavam e já tinham certa rotina, como é o caso concreto da seguradora, quando foi colocada essa necessidade de arrumação, o que fiz foi muito simples: foi pegar aquelas acções e entregá-las ao BPC a custo zero. Como, aliás, tinha que ser", disse Massano ao NJ depois da conferência de imprensa da sessão extraordinária do Comité de Política Monetária, na quarta-feira, 23.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)