Em comunicado hoje emitido, os representantes oficiais de Isabel dos Santos em Portugal indicam que a própria "comunicou nesta data aos presidentes dos Conselhos de Administração da NOS, SGPS, SA, do Banco BIC Português, SA, e da Efacec Power Solutions, SA, a sua renúncia ao cargo de membro dos Conselhos de Administração dessas sociedades".

A decisão terá efeitos "no final do mês de Julho ou, se anterior, na data em que sejam designados ou eleitos os seus substitutos".

O comunicado refere ainda que "a renúncia imediata aos cargos de administradora das sociedades que conduzem os seus principais investimentos em Portugal resulta apenas da nomeação como presidente do Conselho de Administração da Sonangol", acrescentando que "visa, por um lado, evitar problemas de conflito de interesse e, por outro, reforçar as garantias de transparência no desempenho das novas funções".

Na sexta-feira, o banco de investimento Haitong tinha já dito que seria "pouco provável" que os reguladores viessem a permitir o envolvimento de Isabel dos Santos na Sonangol e na Santoro, que detêm participações qualificadas em dois bancos em Portugal.