Na sua primeira entrevista após as eleições de 23 de Agosto, concedida em Madrid à agência espanhola Efe, João Lourenço, que falou já na condição de Presidente eleito, defendeu a necessidade de Angola trabalhar para "criar um bom ambiente de negócios".

Neste sentido, o declarado sucessor de José Eduardo dos Santos anunciou que o país vai mudar a política de vistos, tendo em conta que a mesma "tem sido um impedimento para a chegada do investimento".

Ainda no capítulo económico, João Lourenço revelou que pretende desenvolver não apenas o potencial agrícola do país, mas também a produção industrial e o sector dos minérios.

"Angola tem uma grande variedade de minerais, alguns importantes, como diamantes, ouro e ferro", assinalou o político, lembrando também que a extensa costa marítima angolana também oferece muitas oportunidades.

"O mar pode gerar-nos recursos para alimentar a nossa população e para exportar", apontou João Lourenço, sem esquecer a aposta turística.

"Não só queremos trabalhar o turismo de costa, como também o do interior", revelou, confiante que com estas metas o país poderá resolver um dos seus problemas: o desemprego, especialmente dos jovens.