Para além do banqueiro, que saiu do BFA no ano passado, o Conselho de Administração da Sonangol passa a integrar Ivan Sá de Almeida, que irá exercer funções nas áreas relativas à produção e exploração, e Susana Brandão, que assumirá a coordenação da área jurídica.

A inclusão dos novos elementos decorre no âmbito do processo "reestruturação em curso há 17 meses", informa a petrolífera nacional, em comunicado.

No documento, ao qual o Novo Jornal Online teve acesso, a companhia estatal indica que está a entrar numa nova etapa de reformas, que exige "uma maior especialização" dos administradores.

"O contexto económico em que operamos é complexo e exigente, pelo que precisamos de reforçar a nossa capacidade de adaptação, a agilidade e a proactividade, através de uma maior divisão de pelouros e, assim, de uma maior capacidade de actuação", explica a Sonangol, na apresentação dos novos membros, cujo know-how profissional destaca em pequenas biografias.

Começando por Emídio Pinheiro, a petrolífera sublinha os "30 anos de experiência no sector da Banca e Seguros, distinguidos em diversos momentos por entidades especializadas na avaliação de empresas".

A companhia acrescenta que os 11 anos do economista à frente do BFA fizeram do banco "uma instituição de referência no sector bancário em Angola".

Em relação a Ivan Almeida, a Sonangol salienta os seus 18 anos de actividade no sector petrolífero, lembrando que iniciou a carreira na Sonangol, como técnico especialista.

"Ivan Almeida tem sido continuadamente reconhecido pelo seu excelente desempenho nas áreas técnicas de Upstream, nomeadamente geociências [sua área de formação], exploração, desenvolvimento e operações, ocupando hoje uma posição de destaque na gestão da ESSO", assinala o comunicado.

Por fim, a jurista portuguesa Susana Brandão é destacada pela especialização "em áreas criticas do Direito, nomeadamente na estruturação e execução de projectos de investimento, estruturação e reestruturação societárias, fusões e aquisições".