Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Finanças (MINFIN), divulgado ontem, 15, "Archer Mangueira manterá encontros com altos responsáveis de departamentos do FMI e do BM e com investidores internacionais, organizados por bancos de investimento e parceiros, nomeadamente os bancos VTB, HSBC, Deutche Bank e Goldman Sachs".

A agenda do ministro das Finanças em Washington prevê ainda a sua participação na conferência de imprensa dos Ministros Africanos das Finanças, agendada para sábado, 21 de Abril.

Durante esta semana, a delegação angolana vai integrar seminários técnicos e assistir à apresentação de relatórios sobre as perspectivas do ambiente macroeconómico mundial e regional, indica a nota do MINFIN.

"Estes encontros visam actualizar o quadro macroeconómico nacional, com particular ênfase no plano macro fiscal e de endividamento, recentes desenvolvimentos da política monetária e cambial e do sistema financeiro do País, consubstanciados no Programa de Estabilização Macroeconómica. Visam também assegurar o diálogo regular com os investidores internacionais, potenciando novas janelas de oportunidade para a economia nacional", esclarece a instituição tutelada por Archer Mangueira.

Para além do ministro das Finanças, a comitiva nacional inclui o governador do BNA, José Massano, o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Ricardo Viegas d"Abreu, o secretário de Estado do Planeamento, Neto Costa, bem como os administradores da Administração Geral Tributária e da Comissão de Mercado de Capitais, respectivamente Gerson dos Santos e Ottoniel Santos.

Os directores da Unidade de Gestão da Dívida Pública e do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais também fazem parte da delegação.