João Macaia Tati foi claro ao garantir que não há qualquer unidade hoteleira prestes a ser inaugurada em Cabinda.

Citado pela Angop hoje, a partir de declarações proferidas no Sábado, o responsável provincial pelo sector do Turismo de Cabinda reagia à declaração de Alexander Thomson-Payan, presidente e fundador da norte-americana TGI, citado pela Lusa, no âmbito da conferência "Angola OIl & Gas", que decorreu em Luanda na semana passada.

Declaração essa que apontava para a inauguração no início de Julho do maior hotel de Angola, com 600 quartos.

Alexander Thomson-Payan chegou mesmo a avançar que o investimento ronda os 50 milhões de dólares e que a unidade hoteleira está integrada num complexo de 52 hectares, albergando também zonas para escritórios, com 16 edifícios, incluindo armazéns.

O empreendimento, ainda segundo a Lusa, fica a cerca de três quilómetros da base militar de Malongo, na costa a norte da cidade de Cabinda.

Ginásios, campos de basquetebol, voleibol e de futebol de praia, segurança 24 horas/dia, restaurantes, centros de entretenimento, piscinas, centro de saúde, são alguns dos equipamentos que supostamente vão estar disponíveis no empreendimento que o governo provincial de Cabinda garante que não existe.

"Quero aqui afirmar, como responsável pela área de hotelaria e comércio, que não existe nenhuma unidade em Cabinda desta dimensão. E se existe nunca fomos contactados como entidade que regula e licencia esta actividade", declarou.

Informou que o município sede de Cabinda conta com oito hotéis e a maior unidade é a do Chiazi com 132 quartos.

Mas, segundo Alexander Thomson-Payan o investimento é "um 'campus de acomodação', uma 'vila industrial', que contará com o maior hotel em Angola".

E disse ainda que o investimento contou com o apoio financeiro de um fundo de investimento norte-americano e foi concluído em parceria com a Exception Service and Suply Angola (ESS Angola) e com os empresários angolanos Hélder Kiala e Carlos Fernandes.

A ESS Angola, ligada à Thomson Group International - Holdings & Investments, é membro da Compassa Group PLC, um dos maiores grupos de serviços de alimentação e abastecimento no mundo.

Em Angola, a ESS é líder de mercado no fornecimento de serviços de alimentação e de apoio suporte às principais empresas das indústrias do Petróleo e Gás, Construção e Minas.

O NJOnline, que não tem correspondente em Cabinda, vai divulgar a notícia da Angop que vier a ser feita sobre o local onde o TGI afirma estar o gigantesco hotel, quando um dos seus jornalistas na delegação de Cabinda for ao local.