Em declarações à imprensa, à margem da visita de constatação da governadora da Lunda Sul, Cândida Narciso, à actual central térmica de Txicumina, Manuel Muteca fez saber que a nova central será equipada com sete grupos geradores.

Fez saber que os geradores estão desde Agosto deste ano na província, onde durante um ano, a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade na Lunda Sul (ENDE) procedeu a sua montagem.

Informou ser objectivo da empresa melhorar o produto fornecido e expandir a rede de média e baixa tensão à periferia, para que os habitantes locais beneficiem do mesmo, acrescentando que a acção resulta da necessidade de se criar uma fonte alternativa de energia a Barragem Hidroeléctrica de Chicapa e responder a demanda da provincia.

Por outro lado, o responsável informou que a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade na Lunda Sul (ENDE) reduziu a capacidade de fornecimento de energia elétrica a cidade de Saurimo de 12.5 para cinco megawatts, devido a avaria de três dos cinco grupos geradores da Central Térmica do Txicumina.

Face a está dificuldade, prosseguiu, todos os esforços estão a ser envidados para a repor a normalidade nos bairros afectados pela restrição.

Angop/NJ