A informação foi avançada pelo director-geral da Mace Group, Rodrigo Januário, citado pela Lusa a partir de uma nota do Ministério dos Transportes.

Segundo a mesma nota, a construção do novo Aeroporto Internacional está actualmente nos 60%. A torre de controlo do novo aeroporto é a que está mais adiantada, com uma construção a 91% do previsto, "faltando apenas a instalação dos equipamentos de controlo aeronáutico".

Já a pista norte do novo aeroporto está com um grau de execução de 66%, a pista sul com 56% e a placa central para acesso das aeronaves ao terminal está executada em 58%, refere a Lusa, que acrescenta que no terminal principal está concluída a estrutura de betão armado e a estrutura metálica da cobertura, assim como a totalidade das fachadas e estão a decorrer trabalhos de instalações eléctricas, ar condicionado e redes de águas e esgotos, num grau de execução total de 47%.

Rodrigo Januário, citado pela Lusa, avançou na mesma informação que está em curso a construção da Estação de Radar de Controlo de Tráfego Aéreo e da Estação de Radar de Meteorologia.

Em Outubro de 2017, durante uma visita do Presidente da República, João Lourenço, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, esclareceu que o impasse na construção do aeroporto, na sequência do rompimento do acordo com a construtora chinesa China Internacional Found (CIF) - explicado por razões de natureza financeira, técnica e operacional - estava ultrapassado, com a contratação da também chinesa Avic.

O governante avançava que o aeroporto deveria ficar concluído até ao final de 2019, prazo que, no entanto, poderia sofrer nova alteração, prevendo alguns imprevistos, como falhas no financiamento.

A obra, avaliada em mais de 6.000 milhões de dólares, é financiada por fundos chineses, ao abrigo da linha de crédito aberta por Pequim para permitir a reconstrução de Angola.

O novo aeroporto, em construção na comuna do Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros de Luanda, poderá receber até 15 milhões de passageiros por ano.