A iniciativa foi da Travelgest, Agência de Viagens e Turismo Angolana, no âmbito da promoção do turismo nacional, e contou, no local, com o secretário de Estado do Turismo, José Alves Primo, que recebeu os turistas, explicando que ao longo do ano haverá visita de quatro navios de cruzeiro.

Segundo José Alves Primo, o desafio do País passa por melhorar as condições dos portos nacionais, sobretudo nas áreas de embarques e desembarques, assim como a construção de portos específicos para o efeito.

Os 380 turistas ficaram na capital do País até às 18 horas de quarta-feira e aproveitaram para visitar os museus de História Militar e da Antropologia, as Igrejas da Nazaré e dos Remédios, o Palácio de Ferro, e a feira turística e cultural, montada propositadamente para os receber, numa iniciativa da Feira de Artesanato Urbano de Luanda, com o apoio do Ministério da Hotelaria e Turismo.

Um dos parceiros foi o Banco de Negócios Internacional (BNI), que marcou presença no local, divulgando produtos e serviços bancários, incluído a possibilidade de câmbio de moeda, contribuindo para o consumo local e turístico.

O navio de cruzeiro partiu do norte da Inglaterra no dia 16 de Fevereiro e já passou por Portugal, Cabo Verde e Gâmbia. O Saga Pearl II segue para a Cidade do Cabo, na África do Sul, mas ao longo do ano a capital receberá a visita de outros navios cruzeiro.